sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Motel é cenário de "Entre Lençóis", com Paola Oliveira e Gianecchini

MAIARA CAMARGO
Colaboração para a Folha Online

Dois jovens se conhecem em uma casa noturna e quase sem conversar chegam a um motel. Esse é o ponto de partida do filme "Entre Lençóis", primeira produção no Brasil do diretor colombiano Gustavo Nieto Roa. O longa acompanha a noite do casal e pouco a pouco revela quem são os personagens, o que sonham, o que esperam para o futuro, além das razões que os levaram até ali.

"Quis criar um poema visual sobre o amor à primeira vista", afirmou Roa durante a coletiva de imprensa do filme, concedida na última terça-feira (25), na capital paulista. Para compor o visual dessa obra foram escalados os atores globais Reynaldo Gianecchini, em seu quinto filme, e a estreante Paola Oliveira.

O longa, que chega aos cinemas na próxima sexta-feira (5), estréia em meio à discussão gerada pelo manifesto contra a nudez, divulgado em outubro pelo ator Pedro Cardoso. A história, que se desenrola inteiramente no motel, é repleta de cenas de nudez e sexo, embora nada seja muito explícito.

Para Gianecchini --que pediu que fosse cortada uma cena sua de nudez frontal por achá-la agressiva--, a produção mostra um erotismo de bom gosto. "Nunca é confortável fazer um filme em que a maior parte do tempo se está nu, mas eu não fiquei preocupado. No final foi uma experiência interessante". Já Paola parece ter tido mais cuidado com a questão. "Li o roteiro duas vezes, uma pensando na história e outra pensando no nu. Antes de tudo procurei saber se seria possível negociar com o diretor. No final, entrei de peito aberto, sem pudores desnecessários".

O sexo é a primeira ligação da dupla, que vai se descobrindo em diálogos sobre variados temas. "Sou um grande ladrão de mim mesmo", respondeu Renê Belmonte, roteirista do filme, quando perguntado sobre a origem das falas do casal. "O Roberto sou eu em várias fases e a Paula reúne várias pessoas que eu conheci".


O destaque dessas conversas são boas tiradas cômicas, gênero que pontua boa parte do longa. Em contrapartida, estão o uso de clichês e uma certa necessidade de deixar tudo excessivamente dito e explicado.
Strip-tease
Entre as cenas mais comentadas durante a coletiva estão o sensual strip-tease de Paula e o engraçado strip de Roberto, apresentados em uma seqüência em que o casal fala sobre fantasias. Inicialmente, apenas a personagem de Paola faria o "show", mas com o andar das filmagens surgiu a idéia de que Gianecchini também se despisse. "Eu nem sei se eu sei fazer aquilo de novo", diz o ator sobre sua performance. "Foi uma grande brincadeira", completa Paola.

As filmagens levaram 12 dias, entre maio e junho deste ano. Para Roa, uma das dificuldades encontradas foi ser criativo em um único espaço. "Buscamos uma iluminação que desse um toque íntimo e romântico ao filme".

Perguntado sobre a polêmica semelhança de "Entre Lençóis" com o filme "En la Cama" (Alemanha/Chile, 2005), de Matías Bize, Roa diz que vê a coincidência, pois os dois mostram um casal que se conhece e vai para um motel. "Mas o começo, meio, fim, diálogos, intenção e a fotografia dos dois filmes em nada se parecem".

No final das entrevistas foi perguntado à equipe: é possível uma relação se desenvolver em uma noite? Gianecchini diz que sim. "Acredito e gosto da entrega, viver uma noite com toda intensidade é incrível. Se a realidade vai permitir que esse amor aconteça mesmo é outra história".

Nenhum comentário: