sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

José Saramago diz que Bíblia é um "desastre", cheia de "maus conselhos"

O único prêmio Nobel da literatura em língua portuguesa, José Saramago, 86, iniciou a sabatina nesta sexta-feira no teatro Folha sob aplausos. O evento faz parte das comemorações dos 50 anos do caderno Ilustrada.

Durante a sabatina, ao ser questionado se a doença mudou a sua percepção de Deus, o escritor perguntou "por que mudaria?", acrescentando que foram os médicos e a sua mulher que o salvaram.

"Por que precisamos de Deus? Nós o vimos? A Bíblia demorou 2000 anos para ser escrita e foi redigida por homens", disse o escritor. Para ele, a Bíblia é um "desastre", cheia de "maus conselhos, como incestos, matanças".

Ele ainda voltou a criticar a Igreja, afirmando que ela inventou o pecado para controlar o corpo humano. "O sonho da Igreja é transformar todos em eunucos, quer dizer, os homens, porque as mulheres não podem ser eunucas".

Livros

Saramago negou ainda que seus livros reflitam fases, locais onde tenha vivido. '"Ensaio sobre a Cegueira", que é um marco, começou a ser escrito ainda em Portugal", afirmou o escritor, que mora no arquipélago das Ilhas Canárias, Espanha.

Obama

Saramago comparou o democrata Barack Obama, presidente eleito dos Estados Unidos, ao chefe de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero. Ele disse também que a propaganda da mudança às vezes falha e citou, como exemplo, a ascensão dos trabalhistas no Reino Unido, ocorrida com o então primeiro-ministro britânico Tony Blair (que já abandonou o cargo).


José Saramago foi sabatinado por Vaguinaldo Marinheiro, secretário de Redação da Folha, jornalista Sylvia Colombo, da Ilustrada, Manuel da Costa Pinto, colunista da Ilustrada e Luis Costa Lima, colunista do caderno Mais!.

Para quem quiser saber mais e assistir aos vídeos, eis o link http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u472986.shtml

Nenhum comentário: